José Saramago
Deste Mundo e do Outro
Crónicas
Professor: Rui Teresa
Trabalho realizado por:
Paula Loução
Nº 11
9ºAno, B
Índice do livro: A cidade……………… Um natal há cem anos ………… A aparição……………………. O sapateiro prodigioso……. Carta para Josefa, minha avó……. O meu avô, também …… O amola – tesouras……………. Ninguém se banha duas vezes no mesmo rio……… As bondosas………. Cair no céu …. ……. Nasce na serra de Albarracim, em Espanha………………… Viagens na minha terra……. As palavras……. São asas……. A ponte ……… O cego do harmónio……. Os olhos de pedre…. O inevitável poente…………. Às vezes a manhã ajuda……. Travessa de André Valente………. Três horas da madrugada…. Cismando no sismo……. O fato virado ……. Jardim no inverno. … Hip,hip,hippies!.... « C”est la rose »…… Discurso contra o lirismo……. A menina e o baloiço… Alice e as maravilhas…. A ilha deserta …. A vida suspensa …. Vendem os deuses o que dão… Um encontro na praia……… A vida é uma longa violência………. O grupo………… | |
A palavra resistente…. Receita para matar um homem………. Os animais doidos de cólera … A nova Verónica…. O Direito e os sinos …. Esta palavra esperança … Almeida Garret e Frei Joaquim de Santa Rosa…… Nós, portugueses… Manuscrito encontramos numa garrafa… Carta de Ben Jonson aos estudantes de Direito que representaram Volpone……………………. «A nua verdade» …… Graça e desgraça de Mestre Gil ……… Os navegadores solitários…… «Salta, cobarde!» …………… O cálculo …………. O planeta dos horrores……… Um azul para Marte…… Coração e lua ………………. A neve preta……… A lua que eu conheci! ………… Um salto no tempo ……. Cada vez mais sós. ……… Noite de verão………. As férias ……………… O sorriso………………. O verão……………… |
Autor: José de Sousa Saramago: Viveu na Azinhaga, Golegã. Nasceu no dia 16 de Novembro de 1922 em Tías, Lanzarote e morreu no dia 18 de Junho de 2010. Foi um escritor muito importante. Era argumentista, teatrólogo, ensaísta, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português. Ganhou muitos prémios exemplo o Premio Nobel da Literatura e muito mais.
Resumo:
Agora vou falar de um cónica que eu mais gostei:
O natal há cem anos.
Cá fora esta muito frio. Um casa com luz e família lá dentro. Uns estavam a fazer o jantar de natal e outros a conversar e a espera do jantar. Era onze horas, a mesa estava posta. E era também horas de ir para o quintal. Pois eram horas de lançar o foguete. Toda a gente ta vá a rir há espera do momento. Avia um criança que queria lançar o foguete, mas não podia e disse que para o ano era ele. E ficou triste. E depois foram jantar, no jantar ele ficou contente. É assim o natal há cem anos.
Opinião:
Gostei muito deste livro, para quem não gosta de ler é muito bom. Pode se ler uma noite um crónica e outra noite outra é assim que lemos todo. Este livro é bom. Tem coisa de mistério e eu gosto disto. Adorei. Tem de compra é muito bom.
Imagem in:emjeito